master computer

O termo "computador mestre" ou "master computer" é comumente utilizado para descrever um computador principal ou central em uma rede de computadores. Essa máquina é responsável por gerenciar e controlar as atividades da rede, como a comunicação entre os dispositivos e a distribuição de tarefas.

Em muitos casos, o computador mestre também é responsável por fornecer serviços como armazenamento centralizado de arquivos, impressão compartilhada e gerenciamento de recursos, como acesso à internet. Ele pode estar equipado com hardware e software especializados para executar essas funções.

Na arquitetura de rede cliente-servidor, o computador mestre é geralmente o servidor, que responde às solicitações dos clientes e gerencia as atividades da rede. Nos sistemas peer-to-peer, onde cada computador na rede é responsável por suas próprias atividades, o termo "computador mestre" pode ser usado para se referir à máquina que coordena as atividades de compartilhamento de arquivos e recursos na rede.

Em resumo, o termo "computador mestre" é usado para descrever uma máquina central em uma rede de computadores que tem a capacidade de controlar e gerenciar as atividades da rede, fornecendo serviços e recursos aos dispositivos conectados.