public key cryptography

Método de criptografia no qual duas chaves diferentes são usadas: uma chave pública para criptografar dados e uma chave particular para descriptografá-los. A criptografia de chave pública também é chamada de criptografia assimétrica. A criptografia de chave pública é uma técnica importante e utilizada amplamente em sistemas de segurança para proteger informações sensíveis. Embora possa ser mais lenta e exigente em termos de recursos computacionais do que a criptografia de chave simétrica, ela é considerada um dos métodos mais seguros de criptografia disponíveis atualmente.

A criptografia é uma técnica utilizada para proteger informações sensíveis e privadas, como dados bancários, senhas, documentos confidenciais e mensagens trocadas pela internet. A criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, é uma das técnicas mais utilizadas atualmente.

Nesse tipo de criptografia, cada pessoa tem um par de chaves: uma pública e outra privada. A chave pública pode ser distribuída livremente e é usada para criptografar mensagens. A chave privada, por sua vez, é mantida em segredo pelo seu dono e é usada para descriptografar as mensagens.

Em sistemas de segurança, como SSL/TLS e PGP, a criptografia de chave pública é utilizada para proteger informações sensíveis, como dados de cartões de crédito e senhas.

Características:

  • Cada pessoa tem um par de chaves: pública e privada.
  • A chave pública é usada para criptografar mensagens e a chave privada é usada para descriptografar as mensagens.
  • A criptografia de chave pública é um dos métodos mais seguros de criptografia.
  • É utilizada em diversos sistemas de segurança, como SSL/TLS e PGP.

Vantagens:

  • É um método seguro de criptografia, pois a chave privada é mantida em segredo pelo seu dono.
  • Não é necessário compartilhar a chave privada com outras pessoas.
  • Permite autenticar a identidade do remetente da mensagem.

Desvantagens:

  • É um método mais lento e exigente em termos de recursos computacionais do que a criptografia de chave simétrica.
  • A geração das chaves públicas e privadas pode ser um processo complexo e demorado.
  • É vulnerável a ataques de força bruta, que consistem em testar todas as possíveis combinações de chaves até encontrar a correta.

Exemplo:

 Suponha que Alice queira enviar uma mensagem criptografada para Bob. Alice usa a chave pública de Bobpara criptografar a mensagem e envia para ele. Bob, por sua vez, usa a sua chave privada para descriptografar a mensagem e lê o conteúdo.