static load balancing

O balanceamento de carga estático (static load balancing) é uma técnica de distribuição de carga em sistemas de computação, na qual um administrador define manualmente como a carga será distribuída entre os nós do sistema. Nesse método, os recursos são alocados para diferentes nós do sistema, a fim de otimizar a utilização de recursos e equilibrar a carga de trabalho.

Origens do Balanceamento de Carga

O balanceamento de carga é uma técnica utilizada para distribuir a carga de trabalho de um servidor para outros servidores ou recursos de processamento. Na época em que as redes de computadores começaram a se tornar populares, os sistemas de computadores eram menos distribuídos. Eles eram executados em uma única máquina e o processamento de todos os dados era realizado em um único local. À medida que as empresas cresceram, a necessidade de sistemas mais distribuídos se tornou evidente.

A primeira solução de balanceamento de carga foi projetada para lidar com a carga de trabalho em sistemas de mainframe, que eram muito populares na década de 1960. Esses sistemas usavam vários controladores de entrada/saída (IOCs) para gerenciar as solicitações de entrada/saída de uma série de terminais. O balanceamento de carga nesses sistemas foi feito manualmente, ou seja, o administrador movia manualmente o grupo de terminais de um controlador para outro para garantir que a carga fosse distribuída uniformemente entre todos os controladores.

Com o tempo, as empresas começaram a adotar sistemas de computação em rede, nos quais várias máquinas eram usadas para executar processamento de dados e compartilhar recursos. A necessidade de balanceamento de carga nessas redes se tornou cada vez mais importante, uma vez que muitos sistemas estavam sendo executados em vários servidores.

Características do balanceamento de carga estático:

  • É um processo manual que envolve a alocação de recursos entre diferentes servidores ou nós de rede, com base na avaliação prévia da carga esperada em cada um deles;
  • Não há um sistema automatizado de monitoramento da carga em tempo real, o que pode levar a desequilíbrios caso haja mudanças inesperadas no tráfego de rede;
  • Geralmente é utilizado em ambientes com cargas estáveis e previsíveis, em que é possível determinar antecipadamente a carga esperada em cada servidor ou nó de rede.

Pontos positivos do balanceamento de carga estático:

  • É uma técnica relativamente simples e fácil de implementar, que não exige investimentos significativos em hardware ou software;
  • Permite aos administradores de rede controlar de forma precisa a alocação de recursos entre diferentes servidores ou nós de rede, evitando sobrecargas e garantindo um desempenho otimizado;
  • É uma opção eficaz para ambientes com cargas estáveis e previsíveis, em que é possível determinar antecipadamente a carga esperada em cada servidor ou nó de rede.

Pontos negativos do balanceamento de carga estático:

  • Não é adequado para ambientes com cargas variáveis ou imprevisíveis, em que é difícil determinar antecipadamente a carga esperada em cada servidor ou nó de rede;
  • Não oferece uma solução automatizada de monitoramento e adaptação da carga em tempo real, o que pode levar a desequilíbrios caso haja mudanças inesperadas no tráfego de rede;
  • Pode exigir uma intervenção manual frequente por parte dos administradores de rede, para reavaliar a carga esperada em cada servidor ou nó de rede e ajustar a alocação de recursos de acordo.

O balanceamento de carga estático é uma técnica útil em ambientes com cargas estáveis e previsíveis, que permite uma alocação precisa de recursos entre diferentes servidores ou nós de rede. No entanto, em ambientes com cargas variáveis ou imprevisíveis, é mais adequado utilizar técnicas de balanceamento de carga dinâmico, que permitem um monitoramento e adaptação da carga em tempo real. É importante avaliar cuidadosamente as necessidades do ambiente antes de escolher a técnica de balanceamento de carga mais adequada.

Exemplos:

  1. Balanceamento de carga em cluster de servidores

    Um exemplo comum de balanceamento de carga estático é o uso de clusters de servidores. Nesse caso, os servidores são agrupados em um único cluster, e a carga é distribuída entre os servidores para garantir um desempenho otimizado. O administrador do sistema pode configurar manualmente a carga em cada servidor, dependendo das necessidades específicas do aplicativo.

    O balanceamento de carga em cluster de servidores é uma técnica estática, já que a carga é distribuída manualmente e não há ajuste automático de acordo com a carga. Embora essa técnica possa ser eficaz em certas situações, ela não é adequada para cargas variáveis, já que não é possível ajustar a carga automaticamente de acordo com as mudanças na demanda.

  2. Balanceamento de carga em roteadores de borda

    Outro exemplo de balanceamento de carga estático é o uso de roteadores de borda. Nesse caso, a carga é distribuída entre os diferentes roteadores, com base na disponibilidade e na capacidade de cada um. O administrador do sistema pode configurar manualmente a carga em cada roteador, de acordo com as necessidades do aplicativo.

    Assim como o balanceamento de carga em cluster de servidores, o balanceamento de carga em roteadores de borda é uma técnica estática e não é adequado para cargas variáveis. Além disso, a técnica pode não ser a melhor opção em situações em que é necessário garantir alta disponibilidade, já que um único roteador pode se tornar um ponto único de falha.

  3. Balanceamento de carga em servidores de aplicativos

    Por fim, o balanceamento de carga estático também pode ser usado em servidores de aplicativos. Nesse caso, a carga é distribuída manualmente entre os diferentes servidores, de acordo com as necessidades do aplicativo. O administrador do sistema pode configurar a carga em cada servidor, com base na capacidade e na disponibilidade.

    O balanceamento de carga em servidores de aplicativos é uma técnica estática, e é mais adequado para aplicativos com cargas previsíveis e constantes. No entanto, essa técnica pode não ser a melhor opção para aplicativos com cargas variáveis, já que não é possível ajustar a carga automaticamente.


O balanceamento de carga estático é uma técnica útil em determinadas situações, mas possui algumas limitações. A técnica envolve a distribuição manual da carga entre os diferentes nós, e não é adequada para cargas variáveis ou situações que exigem alta disponibilidade. No entanto, em situações em que a carga é previsível e constante, o balanceamento de carga estático pode ser uma opção eficaz para garantir um desempenho otimizado.