DDE: "dynamic data exchange" (intercâmbio dinâmico de dados)

DDE: Dynamic data exchange

O intercâmbio dinâmico de dados (DDE - Dynamic Data Exchange) é uma tecnologia de comunicação entre processos (IPC - Inter-Process Communication) desenvolvida pela Microsoft para o sistema operacional Windows. Com o DDE, é possível que dois ou mais programas em execução no mesmo sistema troquem informações e comandos em tempo real.

O DDE funciona por meio de um servidor e um cliente. O servidor é o aplicativo que disponibiliza as informações e comandos para outros aplicativos. O cliente é o aplicativo que se comunica com o servidor e acessa as informações e comandos disponibilizados. O DDE é usado principalmente em aplicativos de planilha eletrônica, processamento de texto e outras ferramentas de produtividade para permitir a comunicação e o compartilhamento de dados entre diferentes aplicativos.

Quando um aplicativo é iniciado e deseja se comunicar com outro aplicativo por meio do DDE, ele precisa registrar-se com o sistema DDE como um cliente ou servidor. O cliente deve identificar o servidor que deseja acessar e o tipo de informação que deseja receber ou enviar. O servidor deve fornecer as informações necessárias para a comunicação, como o nome do tópico DDE e o nome do item DDE.

Uma vez que a conexão é estabelecida entre o cliente e o servidor, o DDE permite a comunicação bidirecional de dados e comandos em tempo real. O DDE é capaz de transmitir dados de texto, números, datas, horas, imagens e até mesmo objetos OLE (Object Linking and Embedding) entre os aplicativos.

O DDE é uma tecnologia útil para desenvolvedores de software que precisam criar aplicativos que precisam se comunicar com outros aplicativos em tempo real. Ele permite que os aplicativos sejam integrados sem a necessidade de uma complexa programação de comunicação de rede. No entanto, o DDE tem algumas limitações, como a falta de segurança na comunicação e a incapacidade de suportar a comunicação entre aplicativos em diferentes máquinas.

Resumidamente, trata-se de uma forma de comunicação entre processos (IPC) implementada na família de sistemas operacionais Microsoft Windows. Dois ou mais programas que dêem suporte ao intercâmbio dinâmico de dados (DDE) podem trocar informações e comandos. Uma tecnologia de comunicação entre processos implementada pela Microsoft no sistema operacional Windows que permite que os aplicativos compartilhem informações e comandos em tempo real, sem a necessidade de complexa programação de comunicação de rede, sendo amplamente utilizado em aplicativos de planilha eletrônica, processamento de texto e outras ferramentas de produtividade. No entanto, ele tem algumas limitações em termos de segurança e comunicação entre máquinas diferentes.