diskpart.exe

Utilitário de linha de comando para formatar e gerenciar volumes e partições de disco.

O que é o diskpart.exe?

O diskpart.exe é um utilitário de linha de comando do sistema operacional Windows que permite gerenciar volumes e partições de disco. Ele oferece uma ampla gama de recursos para formatar, criar, excluir, redimensionar, atribuir letras de unidade e gerenciar discos rígidos, discos removíveis, pen drives e cartões de memória.

O diskpart.exe é uma ferramenta poderosa e flexível que permite aos usuários realizar tarefas avançadas de gerenciamento de discos em um ambiente de linha de comando. É uma opção útil para administradores de sistemas, técnicos de suporte e usuários avançados que precisam realizar operações de disco complexas e precisas.

História e evolução do diskpart.exe

O diskpart.exe foi introduzido pela primeira vez no Windows 2000 e tem sido uma parte integral do sistema operacional Windows desde então. Ele substituiu o utilitário fdisk utilizado em versões anteriores do Windows.

Ao longo dos anos, o diskpart.exe passou por várias atualizações e aprimoramentos para fornecer mais recursos e funcionalidades. Com o passar do tempo, a Microsoft tem continuado a melhorar o diskpart.exe com novos comandos e opções para torná-lo mais versátil e útil para os usuários.

Principais características do diskpart.exe

O diskpart.exe oferece uma ampla variedade de recursos para gerenciar volumes e partições de disco. Algumas das principais características do diskpart.exe incluem:

  1. Formatação de disco

    O diskpart.exe permite formatar discos rígidos, discos removíveis, pen drives e cartões de memória em vários formatos de sistema de arquivos, como NTFS, FAT32, exFAT, entre outros.

  2. Criação de partições

    O diskpart.exe permite criar partições em discos rígidos e discos removíveis, bem como definir o tamanho, o tipo de partição e a letra da unidade.

  3. Redimensionamento de partições

    O diskpart.exe permite redimensionar partições existentes para aumentar ou diminuir seu tamanho, permitindo que os usuários ajustem o espaço de armazenamento disponível em suas partições.

  4. Atribuição de letras de unidade

    O diskpart.exe permite atribuir ou modificar letras de unidade em partições e volumes para facilitar o acesso aos dados armazenados.

  5. Exclusão de partições

    O diskpart.exe permite excluir partições em discos rígidos e discos removíveis, ajudando a liberar espaço em disco ou reorganizar a estrutura de partições.

  6. Configuração de discos dinâmicos

    O diskpart.exe permite criar e gerenciar discos dinâmicos, que são discos com recursos avançados de gerenciamento de disco, como volumes simples, volumes espelhados, volumes listrados, entre outros.

  7. Recuperação de disco

    O diskpart.exe também pode ser usado para recuperar discos danificados ou corrompidos, bem como reparar erros de partição.

Como usar o diskpart.exe?

O diskpart.exe é uma ferramenta de linha de comando, o que significa que é executado através do prompt de comando do Windows. Aqui estão os passos básicos para usar o diskpart.exe:

  1. Abra o prompt de comando: Para abrir o prompt de comando no Windows, pressione a tecla Windows + X e escolha "Prompt de Comando" ou "Prompt de Comando (Admin)" no menu de contexto.

  2. Execute o diskpart.exe: Digite "diskpart" no prompt de comando e pressione Enter. Isso iniciará o diskpart.exe e você verá uma nova janela de prompt de comando chamada "DISKPART".

  3. Selecione um disco: Use o comando "list disk" para listar todos os discos disponíveis no sistema. Em seguida, use o comando "select disk X" (substitua "X" pelo número do disco que você deseja gerenciar) para selecionar o disco que você deseja trabalhar.

  4. Execute comandos de gerenciamento de disco: Depois de selecionar o disco, você pode usar uma variedade de comandos para realizar várias operações de gerenciamento de disco, como "create partition", "format", "delete partition", "resize" e "assign".

  5. Saia do diskpart.exe: Quando você terminar de usar o diskpart.exe, digite o comando "exit" no prompt de comando para sair da ferramenta.

É importante ter cuidado ao usar o diskpart.exe, pois ele é uma ferramenta poderosa que pode causar alterações permanentes nos discos e partições do seu sistema. Certifique-se de ter um backup atualizado de seus dados antes de executar comandos de gerenciamento de disco e siga as instruções cuidadosamente para evitar a perda de dados.

Exemplos de uso do diskpart.exe

Aqui estão alguns exemplos de comandos comuns do diskpart.exe e como usá-los:

  1. Criar uma nova partição em um disco:


list disk
select disk X
createpartitionprimary

Isso irá listar os discos disponíveis, selecionar o disco X e criar uma nova partição primária nele.

  1. Formatar uma partição em NTFS:


list disk
select disk X
list partition
selectpartition Y
format fs=ntfs quick

Isso irá listar os discos disponíveis, selecionar o disco X, listar as partições do disco selecionado, selecionar a partição Y e formatá-la em NTFS com uma formatação rápida.

  1. Excluir uma partição:


list disk
select disk X
list partition
selectpartition Y
deletepartition override

Isso irá listar os discos disponíveis, selecionar o disco X, listar as partições do disco selecionado, selecionar a partição Y e excluí-la, ignorando qualquer aviso de confirmação.

Esses são apenas alguns exemplos de como usar o diskpart.exe. A ferramenta oferece muitos outros comandos e opções para realizar várias operações de gerenciamento de disco de acordo com suas necessidades.

O diskpart.exe é uma ferramenta poderosa e flexível para gerenciamento de discos e partições no sistema operacional Windows. É uma opção útil para administradores de sistemas e usuários avançados que precisam realizar operações de gerenciamento de disco de forma eficiente e precisa. No entanto, é importante ter cuidado ao usar o diskpart.exe, pois ele pode causar alterações permanentes nos discos e partições, resultando na perda de dados se não for usado corretamente.

Ao usar o diskpart.exe, certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente, fazer backup dos seus dados importantes antes de executar comandos de gerenciamento de disco e estar ciente dos riscos envolvidos. É recomendável ter conhecimento básico sobre o gerenciamento de discos e partições antes de usar o diskpart.exe.

DiskPart: como formatar discos e usar comandos em partições

Fique por dentro dos principais comandos e utilidades do DiskPart, poderosa ferramenta de gerenciamento de discos do Windows

DiskPart é uma ferramenta do Windows que pode ser útil para edição de discos, partições e volumes do sistema. Os comandos em partições e outros recursos do DiskPart permitem ao usuário formatar HDs, SSDs e pen drives, converter partições de MBR para GPT, além de formatar, criar e apagar partições de forma manual. No tutorial abaixo, saiba como formatar discos, usar comandos em partições, e fique por dentro de como usar as principais funcionalidades do DiskPart.

DiskPart é uma ferramenta poderosa para gerenciamento de discos no Windows

 

Antes de aprender mais sobre a ferramenta da Microsoft, é importante ter atenção a alguns pontos. Qualquer tipo de manipulação de partições e informações internas de mídias de armazenamento de qualquer natureza — HDs internos, externos, pen drives e SSDs — tem potencial para destruir completamente todos os arquivos e pastas armazenados nessas unidades. Por conta disso, prossiga com cuidado e sempre confira seus comandos antes de dar "enter".

Como acessar o DiskPart?

O DiskPart é uma ferramenta de linha de comando presente em sistemas operacionais Windows que permite gerenciar discos e partições de armazenamento de forma avançada. Com o DiskPart, é possível criar, excluir, formatar, redimensionar e modificar partições em discos rígidos (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs) conectadas ao seu computador. Aqui estão os passos para acessar o DiskPart:

Passo 1: Abra o prompt de comando

Para acessar o DiskPart, você precisará abrir o prompt de comando no Windows. Para fazer isso, siga um dos seguintes métodos:

  • Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo "Executar", digite "cmd" e pressione Enter.
  • Pesquise por "Prompt de Comando" ou "cmd" na barra de pesquisa do menu Iniciar e clique no resultado correspondente.

Passo 2: Abra o DiskPart

Com o prompt de comando aberto, digite "diskpart" e pressione Enter. Isso abrirá a ferramenta DiskPart e você verá um novo prompt "DISKPART>" indicando que você está dentro do ambiente do DiskPart e pode começar a executar comandos.

Passo 3: Navegue pelos comandos do DiskPart

Agora que você está dentro do DiskPart, pode começar a usar os comandos para gerenciar discos e partições. Os comandos do DiskPart são digitados diretamente no prompt "DISKPART>" e pressionam Enter para executar. Alguns dos comandos mais comuns são:

  • list disk: Este comando lista todos os discos disponíveis no seu sistema.
  • select disk <número do disco>: Este comando seleciona o disco que você deseja gerenciar. Substitua <número do disco> pelo número do disco que você deseja selecionar, que foi listado pelo comando anterior.
  • list partition: Este comando lista todas as partições no disco selecionado.
  • select partition <número da partição>: Este comando seleciona a partição que você deseja gerenciar. Substitua <número da partição> pelo número da partição que você deseja selecionar, que foi listada pelo comando anterior.
  • create partition primary: Este comando cria uma nova partição primária no disco selecionado.
  • create partition extended: Este comando cria uma nova partição estendida no disco selecionado.
  • create partition logical: Este comando cria uma nova partição lógica dentro de uma partição estendida existente.
  • delete partition: Este comando exclui a partição selecionada do disco.
  • format fs=<sistema de arquivos>: Este comando formata a partição selecionada com o sistema de arquivos especificado. Por exemplo, format fs=ntfs formata a partição com o sistema de arquivos NTFS.

Além desses comandos, o DiskPart também oferece uma ampla gama de opções e configurações avançadas para gerenciar discos e partições, como redimensionar partições, atribuir letras de unidade, definir rótulos de volume, definir partições como ativas, limpar o conteúdo de um disco, entre outros.

Passo 4: Sair do DiskPart

Depois de concluir as operações de gerenciamento de disco e partições com o DiskPart, você pode sair do ambiente do DiskPart digitando o comando exit no prompt "DISKPART>". Isso fechará a ferramenta DiskPart e você voltará ao prompt de comando normal.

Acessar o DiskPart é uma maneira poderosa de gerenciar discos e partições em sistemas operacionais Windows. Com os comandos disponíveis no DiskPart, você pode criar, excluir, formatar e modificar partições em discos rígidos e unidades de estado sólido de forma avançada. No entanto, é importante ter cuidado ao usar o DiskPart, pois operações incorretas podem resultar na perda de dados. Certifique-se de entender completamente os comandos e suas consequências antes de executá-los.

Como formatar discos ou partições no DiskPart

Você pode formatar discos e partições usando o DiskPart. Até aqui, executamos o DiskPart e listamos os discos da máquina. É importante que você faça esses passos e tenha uma ideia muito clara a respeito de qual disco/partição deseja formatar, já que o processo é irreversível e vai causar perda de dados.

Passo 1. No nosso exemplo, vamos formatar o disco referente ao pendrive, que corresponde ao "Disco 2". Para trabalhar com ele, precisamos selecioná-lo com o comando "select disk 2", conforme a imagem;

Selecione o disco que deseja formatar no DiskPart

Passo 2. O próximo comando é o "clean", que irá eliminar permanentemente todos os dados do disco/partição selecionados, inclusive o mapeamento de partições. Só insira "clean" se estiver 100% certo de que escolheu a unidade correta para formatar no passo anterior;

Comando no DiskPart limpa informações internas do disco e torna arquivos inacessíveis

Passo 3. Com o comando anterior, o drive foi resetado completamente, a um ponto em que ele sequer é acessível para gravação e leitura porque não há informações básicas, como as partições. Para corrigir isso e torná-lo novamente acessível, é preciso criar uma nova partição com "create partition primary" (sem as aspas);

Com o disco em estado bruto, é preciso criar uma nova partição primária

Passo 4. Agora podemos finalmente formatar o drive com o comando "format". Além disso, é preciso especificar um sistema de arquivos: no nosso caso, o FAT é o mais indicado por tratar-se de um pen drive. Em um disco rígido para usar no Windows, o mais correto é usar NTFS. No fim das contas, o nosso comando no pen drive é "format fs=fat", enquanto com NTFS a entrada seria "format fs=ntfs". Insira o comando, não remova o disco, não interrompa o CMD e aguarde: deve demorar um pouquinho, porque trata-se de uma formatação profunda;

Você pode realizar uma formatação rápida adicionando o termo "quick" ao fim do comando mostrado na imagem

Passo 5. Falta apenas apontar uma letra de montagem para o drive, como E:, F: ou o que você preferir. No caso de um pen drive, esse cuidado não é necessário — a não ser que você queira o pendrive acessível no computador imediatamente e sem precisar removê-lo e inseri-lo novamente. No caso de um HD ou SSD, essa medida é fundamental: sem ela, o Windows não irá montar o drive e você não poderá usá-lo, mesmo com a formatação concluída.

"Assign" determina automaticamente uma letra (D:, E:, F: e etc) para o disco recém formatado

Para determinar uma letra para montagem do drive no sistema, insira o comando "assign", para que o Windows aponte automaticamente a próxima letra do alfabeto desimpedida para montagem (o que evita erros comuns causados por uso de letras A: ou B:, em geral reservadas pelo sistema). Se você quiser personalizar, pode fixar uma letra você mesmo com "assign letter=f", por exemplo, para usar o ponto de montagem em F:.

Como criar partições no DiskPart

Você também pode manipular discos virtuais a partir da criação e remoção de partições internas. Antes de começar o processo, lembre-se que a listagem de discos e a seleção do disco que deseja editar se fazem sempre necessárias. Em caso de dúvida, retorne para a primeira seção do tutorial, que explica em detalhes como rodar o DiskPart, listar discos e volumes e escolher o disco que você deseja editar.

Para esse processo, vamos assumir que o disco que você deseja particionar já está corretamente formatado e possui uma partição primária definida, necessária para que o Windows consiga acessá-lo.

Passo 1. Assumindo que você escolheu e selecionou o disco correto com "select disk", conforme mostramos anteriormente, o processo de criação de uma partição é simples;

Selecione o disco em que deseja criar uma nova partição no DiskPart

Passo 2. Para alterar propriedades de partições, precisamos selecionar o volume antes. Para listar volumes, use o comando "list vol". Assim como na seleção de disco, você deve prestar atenção e selecionar o volume que faz referência à unidade em que deseja criar a partição. No nosso exemplo, em que seguimos usando o pen drive, a seleção de volume ficaria "select vol 4";

 

Selecione o volume referente ao disco em que deseja criar uma nova partição

Passo 3. Para que seja possível criar uma partição, é preciso que o disco tenha espaço livre, não vinculado a nenhuma partição. Você pode criar esse tipo de espaço com o comando "shrink size=n", em que "n" é a quantidade de espaço que você quer liberar para depois usar na nova partição. Exemplo: para liberar 2 GB (2.048 MB), o comando ficaria: "shrink desired=2048";

 

Comando permite diminuir a dimensão de uma partição primária para fazer lugar para uma nova partição no disco

Passo 4. Com o espaço liberado, você pode criar a partição. O comando que você deve inserir é "create partition extended size=2048" (sem aspas). Ele define uma partição lógica de 2.048 MB de tamanho, ou 2 GB: você pode ajustar a quantidade, mas terá de converter as medidas sempre para MB para obter o resultado desejado;

 

O novo comando permite que você defina uma nova partição no espaço reservado no passo anterior

Passo 5. O espaço de 2 GB está agora reservado. Você pode usar "list partition" para ver que a partição está reservada no disco;

 

Partição está definida, mas ainda não tem formato e sistema de arquivos definidos

Passo 6. Selecione a partição que será formatada com "select partition 0". Lembre-se que o número pode ser diferente no seu caso e, assim como em usos anteriores do "select", é preciso ter muita atenção e cuidado com a numeração;

 

Escolha a partição que você acabou de criar no DiskPart

Passo 7. O espaço estendido, reservado para a partição, precisa ser fixado como uma partição lógica. Para isso, insira "create partition logical". O Windows tentará, logo em seguida, abrir o volume automaticamente. Você pode ignorar a janela do Explorador;

 

Depois de criada a partição lógica, o Windows vai tentar executá-la

Passo 8. Agora, finalmente, você pode formatar a partição do disco com "format fs=ntfs". Lembre que o parâmetro "fs" reflete o sistema de arquivos que você deseja usar. Para um comando mais poderoso, você pode usar algo como "format fs=ntfs quick label=”Tutorial”". Nesse caso, o parâmetro "quick" faz uma formatação rápida da partição, enquanto que "label" permite que você escolha um nome para a unidade;

 

Ao formatar, você tornará a partição acessível e pronta para gravação de dados

Passo 9. Agora falta apontar uma letra para a partição. Você pode fazer isso com "assign". O Windows determinará uma letra para a partição e ela será executada automaticamente no Explorador, como mostra a imagem.

 

Depois que o DiskPart executar o "assign", a nova partição deve ficar acessível

Como deletar uma partição no DiskPart

Passo 1. O começo do processo você já conhece e segue a mesma receita de antes: executar o CMD como administrador, rodar o DiskPart, listar discos e selecionar o disco em que a partição a ser removida se encontra;

 

Selecione o disco do qual deseja remover uma partição pelo DiskPart

Passo 2. Use o "list partition" para listar as partições disponíveis no disco. Em seguida, selecione a partição correta com o número que a indica: "select partition 2", por exemplo;

Liste e selecione a partição correta pelo DiskPart

Passo 3. Para deletar uma partição, memorize o número referente a ela e monte o comando: "delete partition override".

Execute o comando para remover completamente a partição selecionada

Como colocar discos e volumes online e offline no DiskPart

Alternar entre offline ou online permite impedir que determinado disco ou partição sejam carregados automaticamente pelo Windows. Lembre-se, no entanto, que esses comandos não funcionam com pen drives ou mídias removíveis em geral.

Passo 1. Execute o DiskPart normalmente, liste os discos e selecione aquele que contém a partição que você deseja deixar offline ou online;

Alternância entre estados online e offline só pode ser realizada com discos internos

Passo 2. Use o comando "offline disk" para colocar o disco selecionado em status offline;

Com o disco selecionado, apenas execute "offline disk" para deixá-lo offline

Passo 3. Para reativar o disco, use "online disk".

Com "online disk", você reverte o passo anterior

Dica: você também pode usar os comandos "online" e "offline" com volumes.

Como converter partições MBR para GPT no DiskPart

Partições em MBR são, geralmente, associadas a computadores mais antigos e podem impedir que o Windows 10 seja instalado. Para resolver o problema, você terá de converter a unidade de MBR para GPT, que é o padrão mais novo e que suporta as edições mais recentes do sistema.

Como esse tipo de comando tem efeito nas unidades de discos de dados e vai destruir seus arquivos, é bom ter muito cuidado e atenção antes de realizá-lo.

Passo 1. Como vamos mexer com discos do sistema, precisamos rodar o DiskPart em uma instância que contorna as limitações do ambiente convencional do Windows. Por conta disso, você terá de usar o atalho "Shift + F10" na inicialização do sistema para carregar o prompt, ou então carregar o prompt de comando a partir da restauração do Windows;

Você terá de acessar o prompt na inicialização do sistema

Passo 2. O processo inicial é o mesmo: execute o DiskPart, liste os discos e selecione aquele com que deseja trabalhar. Em seguida, use o comando "clean" para limpar todas as informações internas da unidade.

Tenha cuidado com o comando "clean" do DiskPart

Atenção: esse comando é irreversível e tornará seus dados inacessíveis. Só confirme sua execução se estiver seguro;

Passo 3. Basta agora realizar a conversão: se você quer ir de MBR para GPT, faça "convert gpt", e se quer o caminho inverso (de GPT para MBR) use "convert mbr".

Comando do DiskPart converte os dois tipos de discos

Ajuda sobre o DiskPart e como fechar o programa

Passo 1. Você pode ter acesso à documentação interna do programa, inclusive com todos os comandos disponíveis, usando "help". Se errar na sintaxe de alguma instrução, o programa também pode apresentar para você essas informações como forma de ajuda;

Comando "help" permite visualizar uma listagem com todos os comandos suportados pelo DiskPart

Passo 2. Se quiser fechar o DiskPart e voltar para o prompt de comando, você pode sair a qualquer momento, usando o comando "exit".

Comando permite fechar o DiskPart e restaura acesso ao Prompt do Windows

Com informações de Microsoft